Genesis 38 é um parêntese no livro de Genesis! Entre o capítulo 37 e o capítulo 39 encontramos a história de José. E o capítulo 38 é só pra falar da história de Juda e Tamar.
Ha um lugar especial pra ela, pra nós pra aprendermos com ela.
E a outra forma de mostrar o quanto ela é honrada, é justamente citando na genealogia de Jesus (Mateus 5). No meio de tantas gerações, por que Tamar?
Prepare-se pra conhecer a historia de uma mulher abusada e injustiçada, que parecia esquecida, mas tem algo de grandioso pra nos ensinar!

Bem antes de entrar na genealogia de Jesus e vir a ter filhos, ela era a nora de Juda !
Ela entra na vida e familia de Juda, atraves do casamento com o 1o filho. A Bíblia descreve Er, o primogênito de Judá, como um homem perverso. Isso dá margem pra se supor que Tamar pode ter sofrido inclusive violência da parte do seu marido.
Agora imagine você, sair da casa do seu pai, viver com a família do seu marido… e lá você ainda sofre violência?!
Imaginem o sentimento de abandono, de injustiça, de sofrimento ,… e eu deixo você completar essa lista e se pôr no lugar de Tamar…
A morte do seu primeiro marido poderia parecer um alívio. A Bíblia é muito e diz « O Senhor o fez morrer porque ele era perverso ».
Essa morte de Er parecia um alivio… Até que… ela se casa com o irmao dele.
Pelos costumes da época, como ela nao tinha filhos, ela deveria casar com o cunhado. O problema é que: seu segundo marido não queria que ela tivesse filhos. Mas ele quer ter relações sexuais. Ele tem o prazer, mas ele faz tudo pra que ela não engravide. Isso também pareceu mal aos olhos do Senhor e Deus o fez morrer.
Imagine a situação nessa casa! Imaginem o olhar da sogra dela em relação a ela !
Imaginem ela mesmo se questionando : por que ela devia sofrer tanto?! Por que todo esse mal sobre ela, sobre a familia?
Por fim, eles decidem que é melhor ela estar longe. Ela é mandada de volta pra casa dos pais. Pra esperar que o filho de Judá, o terceiro filho, se tornasse maior e casasse com ela.
O tempo passa… Selah, o terceiro filho de Juda, cresce mas não é dado como marido pra Tamar.
Nesse tempo, morre também a esposa de Juda.
En meio à sua dor, ele parte com um amigo pra região onde estava morando Tamar. Ela foi informada e decide tomar a vida dela em mãos.
Trocou sua roupa, colocou um véu, se disfarçou, se sentou no caminho e Judar supõe que ela é uma prostituta (Porque a maneira como ela cobriu o rosto era típico de mulheres prostitutas.).

(image: Juda e Tamar, escola de Rembrandt, 1620-1700)
Imaginemos: como Tamar estava se sentindo nesse momento…
Para estar disposta a se entregar… a esse ponto… correndo inclusive risco de morte!
Ela não se vê com valor; as relações sexuais que ela teve antes não são experiências agradáveis; ela está disposta a tudo …O que ela já viveu, só ela sabe!
Podemos imaginar que, se ela estava disposta à se entregar ao ponto como ela fez, revela um desespero, um grito do coração dela, pedindo por socorro.
O que Tamar busca com essa atitude?
- Ela sonha em ser mãe! (Ela sabe que sendo mãe a situação dela muda e a essa altura já não importa como esse filho concebido ou com quem.)
- Ela quer mudar de vida.
- Ela quer justiça.
- Ela quer dar amor e ser amada.
Ela sabe do risco de morte! Na sua cultura, uma mulher que tem relações sexuais fora do casamento é morta! Ou seja, ela está disposta a, se necessário morrer, do que continuar vivendo naquela situação!
Três meses depois… Todo mundo confirma: Tamar está grávida! (Como o ventre aparece? Porque ela tem gêmeos!)
Qual a resposta de Juda? « Tirem de casa e queimem essa mulher »
Juda mostra um homem que quer justiça! Que era aplicar todas as regras que está a cultura e da sociedade ao ao pé da letra! Mas ele era justo? Ele praticou a justiça?
Tamar sofreu dentro da casa dele, ele fez algo pra ajudá-la?
A educação dos filhos dele, de quem era responsabilidade?
Acolher essa mulher, de quem era responsabilidade?
Exigir a pratica de regras, é fácil. Pratica-las, sobretudo com amor, é difícil.
Finalmente Juda reconhece publicamente que ele errou!
Reconhece que ela foi mais justa do que ele.
Ele a acolhe.
A Bíblia diz que Juda nunca mais tocou nessa mulher. Mas visto que Jesus é mencionado como « descendente da tribo de Juda », mostra tambem uma mudança na vida desse homem que recebe uma nova chance, como esposo e como pai…
Existem muitas lições de Tamar nessa história
Se você conhece uma mulher que já sofreu na área sexual, ou que sofreu violência dentro de casa: violência psicológica, emocional, física… a história de Tamar mostra que isso não é novo e que Deus olha pra essa história e pra essa mulher!
A historia de Tamar, vem pra nos lembrar, pra nos ensinar:
Deus te Deus vê! Deus vê as tuas lágrimas! Deus vê a tua dor! Deus vê aqueles momentos em que você está trancada e ninguém vê!
Deus vê o que se passa no seu quarto, na sua cama!
Deus vê os seus sonhos!
Deus vê quando você é esquecida! Deus vê quando você sente saudade da sua casa!
Deus vê tudo o que ninguém vê!
E se você correr pra ele, você será abençoada, amada, acolhida, honrada!
O que parece uma vida destruída será uma vida de honra! Você será a primeira de muitas!
Que desse ventre que tanto sonhou por um filho, nasce um que vai mudar não só uma história de uma mulher, de um homem, de uma família, mas de gerações ! Deus escolheu pra ser a mãe dessa genealogia, aquela que ninguém via, nem valorizava! Aquela que tanto desprezaram: Tamar.
Que Tamar venha te lembrar: SIM! Deus te vê!
__
Com amor, Elisangela
